FANDOM

Quotebg.png
"Senhor Akatosh lhe empresta a sua força. Quando sua própria força falhar, confine nos Nove."
―Sir Amiel Lannus

Akatosh, o Dragão-Deus do Tempo, é a divindade chefe dos Nove Divinos, a religião oficial dos impérios Cyrodiil, como o Império Septim e a Dinastia Reman. Ele representa as qualidades de resistência, invencibilidade, e legitimidade duradoura. Juntamente com Lorkhan, ele é uma das duas divindades encontradas em toda religião de Tamriel. Ele é geralmente considaderado ser o primeiro dos Deuses a se formar no Lugar Inicial. Após se estabelecer, outros espíritos seguiram seu exemplo, e os diversos panteões do mundo emergiram. Antes da "Era do Homem" sugere que ele e Auri-El são o mesmo ser, mas confirma ainda mais que, após sua formação, tempo começou. Akatosh é considerado como o deus defensor do Império.

Verso

"Vem a mim, Akatosh, pois sem você, minha determinação fraqueja, e minha caneta fica imóvel e seca, embora todos os rios estejam cheios de tinta e o céu seja meu pergaminho da alvorada."

Locais de adoração

Capela

Na província de Cyrodiil, sua principal capela era localizada na cidade de Kvatch. Era o deus mais proeminente representado no Templo do Um na Cidade Imperial.

O Templo dos Divinos, na cidade de Solitude, na província de Skyrim, tem um Santuário de Akatosh.

Bênçãos

Em suas capelas, Akatosh abençoa paroquianos com aumento de magicka e velocidade. Os livros Dez Comandos: Nove Divinos tem o seguinte comando de Akatosh: "Sirva e obedeça ao seu Imperador. Estude os Pactos. Adore os Nove, cumpra o seu dever, e guardai os comandos dos santos e sacerdotes". Templos construídos em sua honra podem ser vistos no Arboreto, e no Templo do Um, ambos localizados na Cidade Imperial. Arriana Valga, a Condessa de Chorrol, é uma seguidora devota.

Santuários

  • Sudeste de Skingrad e leste de Silorn
  • Leste of Anvil e norte de Fort Strand
  • Sul de Bruma e norte de Orange Road
  • Fora da muralha sul de Cheydinhal

Rezando em qualquer um desses concederá o feitiço Mandíbulas de Akatosh.

Rupturas do Dragão

Uma Ruptura do Dragão é um evento onde a linha do tempo do mundo de Nirn é dividida. Eles são conhecidos como Rupturas do Dragão porque Akatosh, que é representado como um Dragão, é o deus do Tempo e portanto uma ruptura na linha do tempo pode ser vista como romper o Dragão, por assim dizer.

Somente três Rupturas do Dragão foram registradas e verificadas históricamente já que, devido a sua natureza, a maioria das pessoas desconhecem suas ocorrências. A primeira ocorreu na chegada dos Aedra. A segunda foi a chamada Dobra no Oeste (ou o Milagre da Paz), que foi causada pela construção de Numidium em The Elder Scrolls II: Daggerfall, no entanto, é dito que Akatosh, Mara e Stendarr foram os responsáveis por esse evendo. A terceira Ruptura do Dragão, mostrada em The Elder Scrolls V: Skyrim, ocorreu quando os antigos Nords lançaram Alduin para o futuro.

Outros exemplos incluem a elevação de Vivec, Almalexia e Sotha Sil à divindade, assim como o livro As Rupturas do Dragão Reexaminadas, já que se refere a eventos que ainda não haviam ocorrido.

Amuleto dos Reis

Statue akatosh

Estátua de Akatosh em Cyrodiil.

O artefato conhecido como o Amuleto dos Reis foi criado por Akatosh. Como senhor dos Aedra, Akatosh sentiu pena da condição dos Homens, que eram escravos dos Ayleids, e retirando o precioso sangue de seu próprio coração, abençoou Alessia com o sangue dos dragões. Ele também fez um Pacto que enquanto a linhagem de Alessia fossem leais ao sangue dos dragões, Akatosh se empenharia em selar o Portão de Oblivion para sempre e negar os exércitos de Daedra e mortos-vivos aos seus inimigos, os Ayleids. Akatosh então deu o Amuleto dos Reis para Alessia e o Eterno Fogo do Dragão, que, quando aceso, limitaria os Deadra aos reinos de Oblivion. O Amuleto contém uma gema de Alessia e oito outras gemas, uma para cada um dos Oito Divinos.

A Remanada menciona o amuleto, como era um símbolo da Dinastia Reman e como foi perdido durante o Interregno, antes de ser redescoberto por Tiber Septim.

Curiosidades

  • Em Os Quatro Pretendentes de Benitah, Kena Warfel Tomasin diz que é possível provar que Akatosh, Oblivion e Nirn são a mesma coisa.
  • Na série de livros Rei Edward, Akatosh aparece como um Dragão Dourado, e permite Edward montar em si.
  • Na linguage dos dragões, Akatosh é o equivalente a "Bormahu", afirmado por Paarthurnax após completar a missão principal em The Elder Scrollls V: Skyrim.
  • Seu nome pode ter vindo de Rakatosh, o Esquilo - um personagem na mitologia Nórdica.
  • O Deus Khajiiti Alkosh é conhecido por ser uma variação Khajiiti do Deus Imperial Akatosh.