FANDOM

Arkay.jpg
Arkay
Informação Religiosa
Religião Associada

Nove Divinos

Panteão

Culto Imperial

Tipo de Divindade
  • Deus do Ciclo do Nascimento e Morte
  • Deus dos Mortais
Descrição Física
Gênero

Masculino

Forma Física
Informação Cronológica e Política
Era(s) de Adoração
Área de Influência
Afiliação
Arkay ou Ark'ay, coloquialmente conhecido como o Deus do Ciclo do Nascimento e Morte, era uma divindade dos Nove Divinos, a religião dos Impérios de Cyrodiil, e representava as qualidades do nascimento e morte. Arkay não era somente um membro dos Nove Divinos, mas era uma divindade popular em Tamriel e era encontrada em diversos panteões. Arkay era mais importante nas culturas as quais seu pai, Akatosh, era menos relacionado com o tempo ou onde seus aspectos eram difíceis de serem compreendidos pelos leigos. Ele era o deus dos funerais e ritos funerários e, às vezes, era associado com as estações. Algumas fontes afirmam que Arkay começou sua vida como mortal, que se juntou as fileiras dos deuses.

Adoração Editar

Seus sacerdotes eram oponentes ferrenhos a Necromancia e todas as formas de mortos-vivos. Às vezes chamado de Deus dos Mortais, Arkay foi o espírito que trouxe todo homem e mulher, Nede, Mer, Khajiit e Argonian para o mundo, e quando ele julgava ser o tempo certo, encerrava seus ciclos de vida e morte. Arkay era fertilidade e esterilidade, alegria e tristeza. Araky mantinha a neutralidade da bênção, e suas capelas não ofereciam bênçãos aos viajantes, já que dar-lhes ou bênção ou maldição pertrubaria o equilíbrio eterno.

Verso Editar

"Vem a mim, Arkay, pois sem você, não há nem respiração nem o início, nem um homem pode viver, amar, ou aprender sem a centelha do seu espírito"

Capelas Editar

Sua capela principal era localizada na cidade de Cheydinhal, em Cyrodiil, e ele foi um dos mais proeminentes dos deuses representados no Templo do Um, na Cidade Imperial. Em suas capelas, Arkay achou justo abençoar os paroquianos com mais vitalidade. Arkay era homenageado na forma de estátuas que podem ser encontradas no Arboreto, na Cidade Imperial. Os sacerdotes de Arkay, juntamente com seus templos, eram proteginos por uma ordem de cavalaria conhecida como os Cavaleiros do Ciclo. Com suas capelas e estátuas, o Deus do Ciclo do Nascimento e Morte também tinha vários santuários dedicados a ele espalhados por Cyrodiil. Em Skyrim, cada cidade tem um hall dos mortos, dedicado a Arkay.

Genealogia, apoteose e divindade Editar

Arkay é o filho de Akatosh. Já que Mara possa ter sido a esposa de Akatosh, acredita-se que ela era sua mãe. Porém, não é claro se Mara era, de fato, a esposa de Akatosh, a esposa de Lorkhan, ou amante de ambos. Um erudito escreveu que Arkay era um homem mortal cuja apoteose foi dada por Mara. Essa fonte sugere que Arkay era um semi-deus — nascido de Akatosh e uma mulher mortal. Outra fonte sugere que Arkay foi um dos espíritos originais que se cristalizou após o começo do tempo, significando que ele sempre fora uma divindade. Foi dito que Arkay não existia antes do mundo de Nirn ser criado sob supervisão de Lorkhan. Portanto, ele era chamado de Deus dos Mortais.

Santuários Editar

  • Sudoeste de Skingrad e sul de Silorn, próximo a fronteira de Cyrodiil com Elsweyr.
  • Norte de Anvil, norte da Pousada Cruz de Brina na Estrada Dourada, e sudeste da Mina Sombria
  • Sudoeste de Skingrad para o sudeste do Acampamento do Rato Gordo

Rezar em qualquer um desses santuários dará o feitiço Sopro de Arkay.

Ver Também Editar

Também no FANDOM

Wiki aleatória