FANDOM

64650-1-1428756385

Grito de Dragão - Força Implacável (Fus-Ro-Dah)

Gritos de Dragão, também conhecido simplesmente como Gritos ou Thu'um na língua dos Dragões, são uma forma antiga de magia proeminentemente usado em Skyrim durante o fim da Era Merethic e início Primeira Era, mas tornaram-se gradualmente obscuras. Gritos usam a vocalização de "palavras de poder" específicas para criar efeitos mágicos poderosos, geralmente para fins ofensivos. Cada Grito é composto de três palavras. No entanto, uma ou duas palavras de um Grito pode ser usado, mas o efeito é correspondentemente será menos potente em comparação com a força da Grito inteiro.

Os dragões são capazes de dominar e usar seus Thu'um à vontade, uma vez que essa língua sagrada é sua língua nativa, inata em suas almas desde o momento de sua criação, (quando Dragões Gritam, usando seu Thu'um eles estão na verdade tendo um duelo verbal letal). Mortais só são capazes de aprender a usar o Thu'um através de um longo processo de meditação e prática das palavras. Há exceções à isto, esses raros indivíduos conhecidos como Dragonborns, aqueles que nascem com o corpo de um mortal e a alma de um dragão. Dragonborn é capaz aprender Gritos intuitivamente e utiliza-los depois de absorver Almas de Dragões, e com elas todo o conhecimento que o Dragão tinha daquelas palavras. Assim como é demonstrado em "O Caminho da Voz", eles também podem absorver conhecimento de outros indivíduos que dominem palavras expecíficas.

Os eventos de The Elder Scrolls V: Skyrim Seguem o Dragonborn aprendendo a usar a língua dos Dragões.

Dragon-flame

Dragão usando Hálito de Fogo

Um pequeno grupo de outros personagens também possuem a habilidade de usar Gritos de Dragão; um pequeno grupo de monges chamados de Os Barbas-Cinzentas, que vivem em reclusão na fortaleza de Auto-Hrothgar. Essa fortaleza está localizada quase no topo da montanha conhecida como A Garganta do Mundo, que dizem ser o pico mais alto de toda Tamriel. Os Barbas-Cinzentas usam seus Thu'um para meditação, assim como orar e adorar as Divindades. No entanto, suas crenças diferem das dos Blades, que acreditam que o Thu'um deveria ser usado como uma arma à combater os Dragões.

Há 20 Gritos em Skyrim, a expansão Dawnguard adiciona mais 3, e a expansão Dragonborn adiciona mais 4. O Dragonborn aprende gritos que estão inscritos nas Muralhas das Palavras encontradas em antigas ruínas nórdicas, e são desbloqueadas utilizando Almas de Dragões. Mas há exceções, que são passadas pelos Barbas-Cinzentas como recompensas ao completar missões para eles ao longo da Campanha. Almas de Dragões são obtidas, matando Dragões e absorvendo-as. Cada Palavra requer uma Alma de Dragão para ser desbloqueada. Como cada Grito possui 3 palavras, são necessárias 3 Almas de Dragão para desbloquear uma palavra inteira, tendo assim seu poder máximo.

Esses Gritos possuem efeitos poderosos e dão ao seu usuário muitas habilidades. Por exemplo, um Grito conseguem empurra seus inimigos com tal força que ele saem "voando", outro Grito permite percorrer grandes distâncias quase que instantaneamente. Outros dão a habilidade de expirar fogo ou gelo, infligindo grandes danos aos oponentes. O Dragonborn pode utilizar um Grito parcialmente desbloqueado (uma ou duas palavras). Quanto mais palavras forem utilizadas num Grito, mais tempo levará para poder utilizar um Grito novamente (o recarregamento é mostrado no compasso no alto da tela, e se desfaz do centro às extremidades).

Eventos Importantes envolvendo Gritos de DragãoEditar

  • Kyne, o aspecto Nórdico de Kynareth foi quem concedeu o poder do Thu'um as raças mortais de homens. Paarthurnax foi o primeiro, a pedido de Kyne, a ensinar aos mortais a usar o Thu'um.
  • Os antigos heróis nórdicos Felldir o Velho, Gormlaith Punho-Dourado e Hakon Caolho criaram o Grito Rendição do Dragão e utilizaram em conjunto com o Pergaminho Antigo na tentativa de vencer Alduin. Por esse motivo Alduin foi lançado a deriva no tempo, dando chance a humanidade de batalhar contra os Dragões, terminando assim A Guerra do Dragão.
  • Durante as Conquistas de Skyrim e a fundação do Império Nórdico, os grandes chefes de guerra nórdicos - Derek o Alto, Jorg Helmbolg e Hoag Merkiller eram todos Línguas.
  • Após a derrota do exército nórdico contra o Tribunal Dunmeri na Montanha Vermelha, Jurgen Windcaller converteu-se ao pacifismo e fundou o Caminho da Voz para depois passar seus ensinamentos aos Barbas-Cinzentas.
  • Os Barbas-Cinzentas são uma instituição primária para aqueles que querem estudar o Thu'um.
  • O General Tiber Septim era conhecido por ser um Dragonborn, possuindo uma abilidade natural de usar Gritos assim como outros heróis na história de Tamriel tais como; Rei Ysmir Wulfharth, Reman Cyrodiil, Miraak e o Último Dragonborn.
  • O Último Dragonborn foi reconhecido por outros Dragões como sendo o Dov-ah dominante do Mundus da Quarta Era.
  • Ulfric Stormcloak estudou e usou Thu'um para derrubar e matar o Alto-Rei de Skyrim Torygg. Isso foi um esforço de Ulfric para mostrar que o Império era fraco e indigno de governar, ele também usou o Thu'um para retomar Markath, que estava sob domínio dos Renegados durante a Grande Guerra.

Localizando GritosEditar

Ache a Palavra de PoderEditar

Após completar O Chifre de Jurgen Windcaller, pode-se perguntar à Arngeir "Você localizou alguma Palavra de Poder?" o local será adicionado no mapa e uma missão em "diversos" será adicionada ao Jornal. Deve ser lembrado que se Paarthurnax for morto, Arngeir não dará mais a localização das palavras de poder.

Ache a Fonte do PoderEditar

Após gritar em uma área específica, um mensageiro irá entregar uma carta, revelará a localização de uma muralha da palavra mais próxima, mesmo sendo um local já visitado.

Lembrete: Mesmo a localização das palavras sejam fixas, as palavras não estam presas a esses muralhas. Portanto, não importa onde a palavra seja descoberta ele sempre vira na ordem; 1ª, 2ª e 3ª.

Download (1)-0

Dragonborn utilizando o Grito Aspecto de Dragão

Aprendendo GritosEditar

Uma vez que um novo grito for descoberto, será necessário uma alma de dragão para desbloquea-la. Acesse o sub-menu Gritos em menu de Mágica. Gritos bloqueados apareceram acinzentados. No canto inferior direito do menu está o número de almas de dragão disponíveis para serm usadas. De acordo com os Barbas-Cinzentas, um Dragonborn absorve o conhecimento a partir das almas de dragão. Para liberar todo o poder de um Grito seram necessárias 3 almas de dragão.

Desbloqueando GritosEditar

Para liberar um grito, aperte os botões correspondentes a sua plataforma:

  • Xbox 360 / Xbox One: Aperte (x)
  • Playstation 3 / Playstation 4: Aperte (quadrado)
  • PC: Aperte o "R" no teclado.

GritosEditar

Grito de Dragão Palavra de Poder Tradução Carregamento Localização da Muralha das Palavras
Aliança Animal Um grito de ajuda para as feras da natureza, que viram lutar em sua defesa.
Raan Animal 50 Angarvund
Mir Aliança 60 Ascensão Antiga
Tah Bando 70 Tumba de Ysgramor durante Glória aos Mortos
Sussurro de Aura Sua Voz não é um grito, mas um sussurro, revelando a essência vital de todos e quaisquer um.
Laas Vida 30 Pico do Vento Norte
Yah Buscar 40 Valthume
Nir Caça 50 Volunruud
Fúria de BatalhaThe Elder Scrolls V: Dragonborn Seu Thu'um encanta as armas de seus aliados mais próximos, permitindo que ataquem mais rápido.
Mid Leal 20 Tumba de Vahlok

Todas as palavras aprendidas durante Legado Perdido

Vur Valor 30
Shaan Inspirar 40
Tornar-se Etéreo O Thu'um alcançará o Vazio, mudando sua forma para uma que não pode machucar, ou ser machucado.
Feim Desvanecer 30 Unstengrav durante O Chifre de Jurgen Windcaller
Zii Espírito 40 Reduto do Vale Perdido
Gron Vinculado 50 Monte do Ferro Torcido
Dobrar Vontade Sua Voz curva todas as pedras a tua vontade. Quando ganha poder, animais, pessoas e até mesmo dragôes tende fazer tua vontade.
Gol Terra 10 Vigia de Saering
Hah Mente 90 Aprendida com Hermaeus Mora
Dov Dragão 120 Aprendida com Hermaeus Mora
Chamar Dragão Odahviing! Ouça minha voz e apresente-se. Eu te invoco para que venha em meu auxílio.
Od Neve 5 Templo Refúgio Celestial ou Alto-Hrothgar

durante O Caído.

Ah Caçador 5
Viing Asa 300
Chamado de Valor Os bravos de Sovngarde ouvem tua Voz, E viajam pelo tempo e espaço em teu auxílio.
Hun Herói 180 Sovngarde.

Todas as palavras aprendidas depois de Matador de Dragão.

Kaal Campião 180
Zoor Lenda 180
Limpar Céus A própria Skyrim curva-se ao Thu'um, à medida que você abre o caminho da névoa e do mau tempo.
Lok Céu 5 Alto-Hrothgar.

Todas as palavras aprendidas durante A Garganta do Mundo.

Vah Primavera 10
Koor Verão 15
CicloneThe Elder Scrolls V: Dragonborn Seu Thu'um lança um redemoinho ciclone que semêa caos entre teus inimigos.
Ven Vento 30 Bankongerike
Gaar Liberar 45 Monte de Kolbjorn durante Desenterrado
Nos Ataque 60 Santuário do Cume Branco
Desarmar Grito que desafia o aço, arrancando a arma das mãos de teus oponentes.
Zun Arma 30 Pico do Primogênito
Haal Mão 35 Covil da Maré Prateada
Viik Derrota 40 Santuário Véu da Neve durante Falando em Silêncio
Desânimo E o fraco temerá seu Thu'um, e fugirá em terror.
Faas Medo 40 Rocha do Canhão Morto
Ru Correr 45 Labirinto de Shalido no Labyrinthian
Maar Terror 50 Vigia da Língua Perdida
Aspecto de DragãoThe Elder Scrolls V: Dragonborn Uma vez ao dia, tome o poderoso aspecto de um dragão, desferindo golpes colossais, com uma pele protetora, e gritos ainda mais poderosos.
Mul Força 5 Templo de Miraak.
Qah Armadura 5 Apocrypha (Vigília dos Sonhos, Capítulo "Final").
Diiv Wyrm 5 Monte Bloodskal.
Rendição de Dragão Sua Voz a própria alma do dragão, forçando a besta a aterrissar.
Joor Mortal 10 Garganta do Mundo durante Perdição de Alduin.
Zah Finito 12
Frul Temporário 15
Drenar VitalidadeThe Elder Scrolls V: Dawnguard Suga ambos energias magicas e mortais de seus oponentes indefesos.
Gaan Resistência 30 Cripta Dimhollow durante Despertar
Lah Magicka 60 Vale Esquecido durante Tocando o Céu.
Haas Saúde 90 Ponto Arcovento.
Fúria Elemental O Thu'um imbui seu braço com a velocidade do vento, permitindo ataques de armas mais rápidos.
Su Ar 30 Cratera Dente de Dragão
Grah Batalha 40 Estátua de Meridia
Dun Benção 50 Bastião do Vento Gritante
Hálito de Fogo Inale ar, exale chama, e contemple o Thu'um como inferno.
Yol Fogo 30 Moledro do Limpador durante Provando Honra.
Toor Inferno 50 Desfiladeiro da Pedra Partida
Shul Sol 100 Garganta do Mundo durante A Garganta do Mundo.
Hálito de Gelo Seu hálito é inverno, seu Thu'um uma nevasca.
Fo Geada 30 Crista do Osso Espalhado
Krah Frio 50 Folgunthur
Diin Congelar 100 Altar do Céu
Forma de Gelo Seu Thu'um congela teus oponentes.
Iiz Gelo 60 Monte Anthor.
Slen Carne 90 Saarthal durante Sob Saarthal.
Nus Estátua 120 Cripta Frostmere.
Paz de Kyne Sua Voz acalma bestas selvagens, que perdem o desejo de lutar ou fogem.
Kaan Kyne 40 Ragnvald.
Drem Paz 50 Jejum de Rannveig.
Ov Confiança 60 Monte da Lareira Morta.
Marcado para Morrer Fale, e deixe sua Voz anunciar a morte, assim a armadura e força vital de teu oponente são enfrequecidas.
Krii Matar 20 Torre Vigia de Outono.
Lun Sugar 30 Santuário da Irmandade Sombria durante Com Amigos como Esses... ou Destruir a Irmandade Sombria.
Aus Sofrer 40 Caverna Esquecida.
Rasgar AlmaThe Elder Scrolls V: Dawnguard Seu Thu'um corta através de carne e despedaça alma, comandando a vontade daqueles que caíram.
Rii Essência 5 Cada palavra aprendida por Durnehviir depois que ele for invocado.
Vaaz Rasgar 5
Zol Zumbi 90
Desacelerar Tempo Grite em um momento, e seu comando deve ser obedecido, e o mundo a sua volta permanecerá parado.
Tiid Tempo 30 Fim da Bruxa
Klo Areia 45 Korvanjund durante A Coroa de Presas.
Ul Eternidade 60 Labyrinthian durante O Cajado de Magnus.
Chamar Tempestade Um Grito para os céus, um brado para as nuvens, que desperta a força destrutiva dos Raios de Skyrim.
Strun Tempestade 300 Forelhost
Bah Ira 480 Ruínas Portões Elevados
Qo Raio 600 Skuldafn durante O Ninho do Devorador de Mundos.
Invocar Durnehviir Durnehviir! Ouça minha Voz e apresente-se do Moledro de Alma. Eu te invoco para que venha em meu auxílio.
Dur Maldição 5 Todas as palavras aprendidas com Durnehviir no Moledro de Alma.
Neh Nunca 5
Viir Morre 300
Lançar Voz A Voz é ouvida, mas a fonte é desconhecida, engando aqueles que a forem procurar.
Zul Voz 30

Ponta Quebrada - Todas as palavras aprendidas de uma vez.

Mey Tolo 15
Gut Longe 5
Força Implacável Sua Voz é puro poder, colocando a parte qualquer coisa - ou qualquer um - que fique em seu caminho.
Fus Força 15 Túmulo das Cataratas Lúgubres.
Ro Equilíbrio 20 Alto-Hrothgar durante O Caminho da Voz.
Dah Empurar 45 Alto-Hrothgar durante O Chifre de Jurgen Windcaller.
Redemoinho Veloz The Thu'um rushes forward, carrying you in its wake with the speed of a tempest.
Wuld Redemoinho 20 Alto-Hrothgar durante O Caminho da Voz.
Nah Fúria 25 Descanso do Moribundo.
Kest Tempestade 35 Volskygge.

Dragon Shouts not available to player EditarEditar

Dragon Shout Word of Power Translation Location
Devour Soul This shout is used by Miraak during the battle between him and the Last Dragonborn in Apocrypha to instantly kill dragons and absorb their souls. Uniquely, it is the only shout with four words.
Zii Spirit Observed when fighting Miraak in Apocrypha.
Los Is
Dii Mine
Du Devour
Meteor Storm This shout is used by Alduin to summon a storm that rains meteors down from the sky. Meteor Storm is the only shout with no words associated with it; instead, Alduin's roar is what seems to produce the storm.
N/A N/A Observed during encounter with Alduin at Helgen, and later during Alduin's Bane and Dragonslayer.
N/A N/A
N/A N/A
Reanimate Dragon This shout is used by Alduin to resurrect long dead dragons from their burial sites.
Slen Flesh Observed at Dragon Burial Mound near Kynesgrove, and several others throughout Skyrim.
Tiid Time
Vo Undo
Return to Nirn This shout is used by Tsun to return the Dragonborn to Nirn (specifically Skyrim) after the defeat of Alduin in Sovngarde.
Nahl Living Observed by the player in Sovngarde.
Dal Return
Vus Nirn
Soul Cairn Summon This shout is used by Durnehviir to summon a Boneman, a Mistman and a Wrathman from the Soul Cairn.
Diil Undead Observed when Durnehviir is in combat.
Qoth Tomb
Zaam Slave
Soul Fog This shout is used by Alduin to summon a dense fog that doubles as a soul snare.
Ven Wind Observed by the player in Sovngarde.
Mul Strong
Riik Gale
Spectral Clone This shout is used by the Greybeards to summon a spectral clone of themselves for the Dragonborn to practice Unrelenting Force on.
Fiik Mirror Observed inside High Hrothgar during The Way of the Voice.
Lo Deceive
Sah Phantom