FANDOM

Mara, uma deusa dos Nove Divinos, é considerada a deusa-mãe e deusa do amor. Alguns a consideram como uma deusa universal. Suas origens começaram em tempos míticos como uma deusa da fertilidade. Em Skyrim, Mara é uma serva de Kyne. No Império, ela é a Deusa-Mãe. Ela é, algumas vezes, associada com Nir do "Anuad", o princípio feminino que deu nascimento a criação. Dependendo da religião, ela é ou casada com Akatosh, ou com Lorkhan, ou amante de ambos. Ela aparece em quase todos os panteões em Tamriel. Em Morrowind, Mara aparece na forma de Ama Nin.

Adoração

Dez Mandamentos: Nove Divinos tem Mara instruindo seus adoradores:

"Viva sobriamente e pacificamente. Respeite seus pais, e preserve a paz e a segurança do lar e da família." '

Templos

  • A Capela principal de Mara é localizada em Bravil.
  • Em Skyrim, Mara tem o Templo de Mara dedicado a ela em Riften. Casamentos são feitos em seu nome nesse templo.
  • O Amuleto de Mara aumenta aptidão de Restauração para quem o usar. Também é um símbolo de que a pessoa está procurando por uma esposa.

Arkay

Arkay: o Deus, descreve um processo pelo qual Mara transforma Arkay, um vendendor comum, em um deus, e sua apoteose.

Já que Mara possa ter sido a esposa de Akatosh, acredita-se que ela também possa ser a mãe de Arkay. Entretanto, é incerto se Mara era, de fato, a esposa de Akatosh, a esposa de Lorkhan, ou a amante de ambos.

Verso

"Vem a mim, Mara, pois sem você, eu posso esquecer os caminhos de nossos pais, e envaidecidas pela luz do último costume, minhas palavras podem tremer como as finas hastes de novidades na tormenta de entusiasmos."

Curiosidades

  • "Mara" em Hebreu significa "amargo" ou "muito triste". Entretanto, parece que ela deveria representrar Maria, Mãe de Jesus. Mais evidências estão na estátuas de Mara, que representam uma mulher jovem, de véu e chorando. Isso representa a famosa estátua de Maria chorando.
  • Ironicamente, apesar de sua natureza benevolente em Skyrim, no Budismo, Mara é na verdade A Maligna, ou Morte.