FANDOM

O Livro do Dragonborn é um livro em The Elder Scrolls V: Skyrim. Ele conta uma história sobre a lenda Dragonborn.

Localizações Conhecidas

Skyrim

Sumário

O Livro do Dragonborn por Emelene Madrine, Ordem de Talos, Priorado de Weynon. Ano 360 da Terceira Era, Vigésimo Primeiro do Reinado de Vossa Majestade Pelagius IV.

Conteúdo

Muitas pessoas ouviram o termo "Dragonborn" - é claro, somos governados pelos "Imperadores Dragonborn" - mas o verdadeiro significado do termo não é comumente entendido. Para aqueles de nós na Ordem de Talos, este é um assunto próximo e querido aos nossos corações, e neste livro vou tentar iluminar a história e o significado daqueles conhecidos como Dragonborn ao longo do tempo.

A maioria dos estudiosos concorda que o termo foi usado pela primeira vez em conexão com o Pacto de Akatosh, quando a abençoada Santa Alessia recebeu o Amuleto dos Reis e a Chama do Dragão no Templo do Único foi acesa pela primeira vez. "Akatosh, olhando com piedade para a precária situação dos homens, tirou sangue precioso de seu próprio coração, e abençoou Santa Alessia com este sangue de Dragões, e fez um Pacto de que, enquanto as gerações de Alessia fossem fieis ao sangue do dragão, Akatosh iria se esforçar para selar firmemente os Portões de Oblivion e impedir os exércitos de Daedra e mortos-vivos a seus inimigos, os Ayleid, adoradores de Daedra." Aqueles abençoados por Akatosh com "o sangue do dragão" se tornaram conhecidos simplesmente como Dragonborn.

A conexão com os governantes do Império estava lá desde o princípio - apenas aqueles do sangue de dragão eram capazes de usar o Amuleto dos Reis e acender a Chama do Dragão. Todos os governantes legítimos do Império foram Dragonborn - os imperadores e imperatrizes do Primeiro Império Cyrodiilico fundado por Alessia; Reman Cyrodiil e seus descendentes; e, claro, Tiber Septim e seus descendentes até nosso atual imperador, Sua Majestade Pelagius Septim IV.

Por causa dessa conexão com os Imperadores, no entanto, o outro significado do Dragonborn obscureceu e foi amplamente esquecido por todos, exceto pelos estudiosos e aqueles de nós dedicados ao serviço do abençoado Talos, que era Tiber Septim. Muito poucos percebem que ser Dragonborn não é uma simples questão de hereditariedade - sendo a bênção do próprio Akatosh, está além de nosso entendimento exatamente como e por que é concedido. Aqueles que se tornam imperadores e acendem a Chamas do Dragão são certamente Dragonborn - a prova está no uso do amuleto e na chama acesa. Mas eles eram Dragonborn e, por isso, capazes de fazer essas coisas - ou foi o fato de fazê-las o sinal de que a bênção descia sobre eles? Tudo o que podemos dizer é que se trata de ambas as coisas, e de nenhuma - um mistério divino.

Toda a linhagem de Septim tem sido Dragonborn, o que certamente é um motivo pelo qual a noção simplista disso ser hereditário se tornou tão comum. Mas sabemos com certeza que os primeiros governantes cirodílicos não eram todos parentes. Também não há provas de que Reman Cyrodiil tenha descendido de Alessia, embora existam muitas lendas que afirmem isso, a maioria delas datando do tempo de Reman e provavelmente tentando legitimar seu governo. Sabemos que os Lâminas, geralmente pensados como guarda-costas do Imperador, originaram-se nos cruzados Akaviri que invadiram Tamriel por razões obscuras no final da Primeira Era. Eles parecem estar procurando por um Dragonborn - os eventos na Passagem Pálida confirmam isso - e os Akaviri foram os primeiros a proclamar Reman Cyrodiil como Dragonborn. Na verdade, foram os Akaviri que mais se esforçaram para promovê-lo como Imperador (ainda que o próprio Reman nunca tenha usado esse título enquanto estava vivo). E certamente não há nenhuma conexão hereditária conhecida entre Tiber Septim e qualquer um dos governantes anteriores de Tamriel.

Se pode haver mais de um Dragonborn em algum momento, é outro mistério. Os imperadores fizeram o possível para desconstruir essa ideia, mas é claro que a própria sucessão imperial significa que existem pelo menos dois ou mais potenciais Dragonborns ao mesmo tempo: o atual governante e seus herdeiros. A história dos Lâminas também sugere isso - embora pouco se saiba sobre suas atividades durante o interreino ocorrido entre o Império de Reman e a ascensão de Tiber Septim, muitos acreditam que os Lâminas continuaram a procurar e proteger aqueles que eles acreditavam ser (ou poderiam ser) Dragonborn durante este tempo.

Por fim, chegamos à questão do verdadeiro significado de ser Dragonborn. A conexão com os dragões é tão óbvia que quase foi esquecida - nestes dias em que os dragões são uma vaga lembrança, esquecemos de que, no princípio, ser Dragonborn significava ter "o sangue do dragão". Alguns estudiosos acreditam que isso tinha um sentido bastante literal, embora o significado exato não seja conhecido. Os Nórdicos contam histórias de heróis Dragonborn que eram grandes caçadores de dragões, capazes de roubar o poder dos dragões que matavam. Na verdade, é bem sabido que os Akaviri perseguiram e mataram muitos dragões durante sua invasão, e existem algumas evidências de que isso continuou depois que eles se tornaram a guarda do dragão de Reman Cyrodiil (novamente, a conexão com dragões) - predecessora direta dos Lâminas de hoje.

Deixo-vos com o que é conhecido como "A Profecia do Dragonborn". Diz-se frequentemente que teve sua origem em um pergaminho antigo, embora às vezes também seja atribuído aos antigos Akaviri. Muitos tentaram decifrá-lo e muitos também acreditavam que seus presságios haviam sido cumpridos e que o advento do "último Dragonborn" estava prestes a acontecer. Eu não me afirmo como um intérprete de profecia, mas isso sugere que o verdadeiro significado do presente de Akatosh para os mortais ainda não foi totalmente compreendido.

Quando o mal governo se instalar nos oito cantos do mundo.

Quando a Torre de Bronze andar e o tempo for refeito.

Quando a trindade-abençoada falhar e a Montanha Vermelha tremer.

Quando o governante Dragonborn perder seu trono, e a Torre Branca cair.

Quando a Torre de Neve estiver separada, sem rei, sangrando.

O Devorador do Mundo acordará, e a Roda girará entorno do Último Dragonborn.

Curiosidades

Referência